sexta-feira, 1 de julho de 2011

"SBT adapta 'Chaves' para telespectadores cegos por meio da audiodescrição"

Hora hora, pra quem le sempre o site Folha Online já esta sabendo desta noticia, mas pra vc que não tem o costume de dar uma olhadinha nos sites informativos e so vive em sites de games, jogos enfim,entretenimento em geral, vou dar essa colher de chá.

 Apartir de hj 01/07 todas os meios de comunicações televisivas que tiverem sinal Digital será obrigado, ui deixa eu sublinhar isso de novo, OBRIGADO a dedicar duas horas da sua grade semanal de programação para nossos amigos deficientes visuais.

E vc me pergunta "Ohh mas como funciona isso?" ou "Oque isso tem a ver com tecnologia?"
Eu te respondo, pequeno pimpolhinho "han?".

Sabe aquela teclinha famosa chamada tecla SAP? Então ,como foi dito acima, são duas horas semanais obrigatorias de programação, em determinada hora e dia,isso será aplicado ao uso da tecla SAP, ou seja, ao aperta-la vc vai ouvir uma pessoa "creio eu, pq eu ainda não experimentei" descrevendo qual programa esta passando, o cenario, as caracteristicas fisicas do apresentador ou seja la oque for, e obviamente as falas. Porém o mais importante na minha opnião e a descrição das pessoas e do cenario que serão implantadas, ja que a falas por si so não precisam de modificações.
E oque tem a ver com tecnologia? TUDO, ja que esta e uma tecnologia nova sendo empregada aqui no Brasil, então podemos tirar a prova e ate julgar se esta bom ,se precisa de melhorias,ou se da p levar.

E eu sei que vai ter gente dizendo que isso não e necessario, e nem importante, e eu so irei dizer uma coisa, quando vc le um livro oque se passa na sua cabeça? Oque seria daquele livro se não tivesse a descrição dos lugares, caracteriscas do personagens e etc? Concerteza o livro não iria te prender nadinha, ja que vc não teria informação o suficiente para imaginar tais situações ,sendo assim o livro não iria prender sua atenção correto?
E o mesmo para os deficientes visuais, eles não podem ver oque acontece, e obviamente ficaria um tanto mais agradavel e convidativo "obvio" se eles puderem ao menos imaginar,tais cenarios e acontecimentos de forma um tanto real, se a descrição for perfeita ,não acha.?

E tem mais, o Ministério da Comunicação acarretará multa e sanções, caso algum dos veiculos de informações televisivas descumpra esta norma.


Mas vamos logo ao que interessa, quais Canais já estão disponibilizando a audiodescrição, e em quais programas?


Bom o SBT ja adaptou o programa Chaves de toda a sexta-feira com este recurso, e tbm o Jonal SBT manhã de todo sabado, ou seja,vai espalhando essa noticiazinha.
A Globo disse que vai ter cerca de 3 horas de audiodescrição, porem ainda não disse em que dia, ou qual programa "Pelo amor, rezemos que não seja malhação, pq seria muita sacanagem com os cegos,serio mesmo".
A Record ainda não especificou o programa, a MTV vai dispor o programa Comedia MTV em audiodescriação, ja o restante não respondeu a coluna.


Enfim e isso, eu sinceramente fico feliz com essa noticia, e espero de verdade que ao longo do tempo as TV's não comecem a largar de lado, afinal estamos no Brasil, e infelizmente o costume e este, quando tem uma novidade, de inicio todos seguem as normas, mas quando passa um tempo e "comum" deixarem de lado e ate msm deixarem de prestarem tais serviços. Mas enfim, se vc tem tecla sap e quer experimentar, aproveite que hj tem Chaves, e amanha tem o jornal do SBT,ou seja, não tem desculpa ,abraços e se cuidem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário