domingo, 3 de julho de 2011

USB - Saiba oque muda entre a USB 1.0 , 2.0 & 3.0

Ok ok, hj vamos falar das nossas amigas "as vezes nem tanto" necessarias portas e plugs USB "Universal Serial Bus", e oque muda de um para outro.
Bom, dou logo a dica, se vc não ta com muita pasciencia e quer logo ver as diferenças e etc, rola a pagina mais p baixo e seja feliz, mas se vc quer conhecer um pouquinho mais e entender,pode continuar lendo.

Sei que muitos de nos ja passamos raiva na hr de passar um arquivo para uma unidade Flash "Pendrive" ou para um HD externo, tudo pq a transferencia de dados pode ser uma coisa um tanto lenta não e?

Mas isso tem sim solução, e muitas das vezes a culpa pode ser do seu computador, ou do seu pendrive ou seja la oque vc estiver plugando, mas antes de "entregar o ouro" vamos nos familiarizar mais.

Antigamente antes da existencia da entrada PnP (Plug and Play) e do surgimento dos pendrives e etc, era uma tarefa digamos um tanto ardua e sofrivel vc instalar qualquer tipo de periferico em seu PC.
Para instalar qualquer coisa desde uma impressora ate um novo leitor de CD vc era obrigado a abrir o pc para fazer a instalação,e obviamente era algo perigoso, afinal, quem nunca levou um choque isso sem abrir o pc hun? Acho que todos ja passamos por isso.
Fora que o proprio computador tinha risco de sofrer com isso pois as peças internas de um pc "ainda mais antigamente" eram peças sensiveis que queimavam ate com o simples toque de um dedo, ou seja,adeus memoria. E tbm vc iria ter que configurar muita coisa ali como Jumpers e interrupções IRQs, que e uma tarefa dificil.

O surgimento do padrão PnP diminuiu drasticamente todo esse trabalho,e permitia usuarios sem experiencia alguma a instalar perifericos sem muito trabalho e a fazer suas configurações, porem ainda estava suscetivel a falhas,oque causava raiva e insanidade nos usuarios mais leigos.

Temos versões de USB que começam desde a 0,7 em diante, porem das mais antigas eu não sei sinceramente informar suas respectivas taxas de tranferencias de dados,tudo pq as que foram lançadas para uso comercial de larga escala na epoca foram as de 1.0 e 2.0 "e obviamente,agora a 3.0" porem não custa nada saber quando elas foram criadas não e?

USB 0.7 - Lançado em novembro de 1994
USB 0.8 - Lançado em dezembro de 1994
USB 0.9 - Lançada em abril de 1995
USB 0.99 - Lançada em agosto de 1995
USB 1.0 - Lançada em janeiro de 1996, com taxas de de transferencia de dados de no minimo 1,5 mega por segundo, e de no maximo 12mega por segundo.
USB 1.1 - Lançada em setembro de 1998, corrigiu uma serie de problemas da usb1.0 e permitiu conectar diversos tipos de aparelhos ao computador ,porem o ponto fraco foi que a taxa de transferencia não mudou nada com relação a sua antecessora. Oque realmente mudou foi a elevação a outros tipos de barramentos como SCSI que ia de 80 a 100 mega por segundo, e o FireWire que ia a 400mega por segundo.
USB 2.0 - Lançada em abril de 2000, com uma velocidade de 480mega, o equivalente a 60 mega por segundo.
USB 3.0 - Lançada em setembro de 2009 com uma velocidade surpreendente de 4,8 GIGA ,o equivalente a mais ou menos 614 mega por segundo, sendo full-duplex (tranferencia bidirecional ,tendo a capacidade semelhante as ligações de redes).

Bom, acho que depois dessa explicação, não resta duvidas sobre oque muda entre uma e outra não e?
Ou seja, quer transferir arquivos rapidamente para o seu pc,pendrive ou HD externo?
Procure ficar atento se o seu pc tem entrada de 2.0 ou 3.0, fazendo o mesmo c seus pendrives e etc.
Assim a transferencia de dados sera muito mais rapida e te poupara um tempo precioso.
Isso tbm serve para perifericos em geral.


Espero que este post tenha ajudado em alguma coisa, duvidas,criticas e ate correções "pois não sou o sabe tudo",deixe um comentario,até.
 

Um comentário:

  1. Po bacana, eu faço um curso de montagem e manutenção, ja manjo alguma coisa.. e isso ae eu não sabia! Valeu pela dica

    http://quasetudoemumclique.blogspot.com/

    ResponderExcluir